NEWS

Aba 1

Postado em 22 de Março de 2017 às 15h30

UMA NOTA SOBRE OS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS RELACIONADOS À CARNE BRASILEIRA.

Frinox - Inovação em Equipamentos Industriais No dia 17/03 (sexta-feira) nos deparamos com o escândalo de corrupção no segmento frigorífico denunciado pela Polícia Federal com a “Operação...

No dia 17/03 (sexta-feira) nos deparamos com o escândalo de corrupção no segmento frigorífico denunciado pela Polícia Federal com a “Operação Carne Fraca” que trouxe o questionamento em relação a qualidade da carne produzida no Brasil.

Desde então as mídias e a internet entraram em alvoroço, mediante a superficialidade da informação.

A Frinox, como desenvolvedor de equipamentos e por conhecer as rotinas e o rigor em relação ao controle de qualidade do segmento, gostaria de trazer um ponto de vista a respeito de tudo que se tem dito e lido.

É importante lembrar que a carne brasileira era considerada uma das melhores do mundo e que isso se conquistou com investimento e tecnologia. Além disso, disputamos a liderança mundial na exportação de carne.

E se esses dados não são suficientes para fazer com que você acredite na qualidade que nosso país alcançou, devemos lembrar que ano após ano, recebemos inspeções federais de diferentes países para atestar a qualidade tanto das carnes comercializadas, quanto a produção das mesmas.

COM RELAÇÃO ÀS DENÚNCIAS:
Segundo o Jornal Folha de São Paulo, O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Blairo Maggi criticou a Polícia Federal por alguns erros técnicos cometidos durante a denuncia. Em entrevista, Maggi comentou que: “a polícia considerou que alguns frigoríficos adotaram práticas proibidas e, na verdade, elas são permitidas pela regulamentação do setor.”

As práticas o qual o ministro fez referência foi a utilização de ácido ascórbico (Vitamina C). Segundo Pedro Eduardo de Felício (médico veterinário e especialista em carnes da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp) o ácido ascórbico evita que a carne fique com uma coloração marrom e que isso é feito no mundo todo. O cuidado que deve se ter ecom a utilização destes é em relação a quantidade utilizada.

MAS E O PAPELÃO?
O que a PF referiu-se como misturar papelão a carne graças a uma conversa obtida em uma escuta, na verdade dizia-se a respeito do tipo de embalagens utilizadas. Segundo Felício em uma entrevista para a BBC Brasil:

“Na gravação que ouvi, duas pessoas falavam em entrar com uma embalagem de papelão na área limpa. Evitar papelão nessas áreas faz parte das boas práticas de manufatura, mas não fazer isso não é o mesmo que usar papelão dentro da salsicha”.

E por fim, em relação aos funcionários envolvidos no esquema de corrupção, Felício comenta que: “Este escândalo é de desvio de conduta de 33 funcionários (...) E o Ministério da Agricultura estar tomando atitudes para corrigir o problema”.

A Frinox, como fornecedora de equipamentos industriais para este segmento acredita no trabalho da Justiça Brasileira, mas espera que seja apresentado ao país um melhor esclarecimento a respeito de toda a desinformação que vem ocorrendo a respeito da qualidade de um dos melhores produtos produzidos no Brasil.

Frinox Equipamentos Industriais Ltda.

Veja também

INICIA A TECNOFRIGORÍFICO09/05/18 Inicia hoje no centro de eventos do Ceará, a 10ª edição da Feira Internacional Tecnofrigorifico – Feira da Indústria e Processamento de Carnes, Aves e Pescados. A Frinox esta presente no pavilhão C , estande 62. Venha nos Visitar.  ...

Voltar para Notícias (pt)